Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Coalizão de empresas do agro condena avanço da mineração em terras indígenas

Brasil

Coalizão de empresas do agro condena avanço da mineração em terras indígenas

Maior parte da bancada baiana na Câmara dos Deputados votou a favor da tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei 191

Coalizão de empresas do agro condena avanço da mineração em terras indígenas

Foto: Vinícius Mendonça/Ibama

Por: Metro1 no dia 13 de março de 2022 às 10:30

A Coalizão Brasil Clima, que reúne 300 representantes do agronegócio, entre empresas, bancos e agricultores, se posicionou contra o avanço da mineração nas terras indígenas. A Câmara de Deputados votou por acelerar o trâmite do projeto de lei (PL) 191, que permite a lavra de recursos minerais, a construção de hidrelétricas e a agricultura industrial nesses territórios. 

Os deputados pediram regime de urgência para o PL, com o argumento de que a mineração em terras indígenas resolveria a escassez de fertilizantes, em especial potássio, vindos da Rússia, por causa da guerra entre o país e a Ucrânia.

A coalizão, no entanto, diz que o argumento é "equivocado". "Mineração em terras indígenas não resolve problema dos fertilizantes", diz o título de nota divulgada na última semana. 

"O garimpo em terras indígenas não resolve o problema dos fertilizantes. De acordo com um levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais, realizado a partir de dados da Agência Nacional de Mineração (ANM) e do Serviço Geológico Brasileiro, dois terços das reservas brasileiras estão fora da Amazônia. E, mesmo naquelas localizadas no bioma, somente 11% estão sobrepostas a terras indígenas", diz comunicado.  

Os representantes do agronegócio também defendem que a ANM conta com mais de 500 processos ativos de exploração de potássio em andamento, "que poderiam ser viabilizados sem agressão aos territórios dos povos originários".

A maior parte da bancada baiana na Câmara dos Deputados votou a favor da tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei 191/2020, que, entre outros problemas, regulariza a mineração em terras indígenas. Dos 39 deputados baianos, 22 votaram a favor, segundo o Grupo Ambientalista da Bahia (Gamba).