Brasil

Pesquisa aponta que 70% dos brasileiros já tiveram “atitude corrupta"

Uma pesquisa realizada pelo centro de pesquisa Data Popular, liderada por Renato Meirelles apontou que na prática, a honestidade do brasileiro é bem menor do que se pensava. [Leia mais...]

[Pesquisa aponta que 70% dos brasileiros já tiveram “atitude corrupta
Foto : Agência Brasil

Por Bárbara Silveira no dia 04 de Fevereiro de 2016 ⋅ 17:58

Um levantamento realizada pelo centro de pesquisa Data Popular, liderada por Renato Meirelles, apontou que na prática, a honestidade do brasileiro é bem menor do que se pensava.

A pesquisa apontou que, apesar de 3% dos brasileiros se assumirem corruptos, 70% admitem ter tomado ao menos uma “atitude corrupta” na vida. Achou muito? Pois a pesquisa que ouviu cerca de 3,5 mil pessoas ainda mostrou um dado mais alarmante: 80% dos entrevistados afirmaram que conhecem alguém que já cometeu algum tipo de ilegalidade.

Dentre os ítens englobados no jeitinho brasileiro, estão a compra de produtos piratas, prática admitida por 67% dos entrevistados, e a não devolução do troco, atitude cometida por 21% deles. Para Meirelles, apesar de condenada, a corrupção está mais presente na rotina do brasileiro do que se imagina.  “Se acha isento nas pequenas corrupções de que se beneficia e critica as grandes, nas quais se acha lesado”, afirmou ao Estadão.

Comentarios

Notícias relacionadas

[Rosa Weber é eleita presidente do TSE]
Brasil

Rosa Weber é eleita presidente do TSE

Por Metro1 no dia 20 de Junho de 2018 ⋅ 13:40 em Brasil

Ministra vai presidir as eleições de outubro e deve permanecer no cargo até maio de 2020