Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Em ano eleitoral, Parada LGBT+ é marcada por protestos políticos em São Paulo

Evento reunião grande multidão e cobrou respostas do assassinato de Marielle Franco, morta em 2018

Em ano eleitoral, Parada LGBT+ é marcada por protestos políticos em São Paulo

Foto: Paulo Pinto/FotosPublicas

Por: Metro1 no dia 19 de junho de 2022 às 20:30

A Parada LGBTQIA+ 2022, ocorrida neste domingo (19) em São Paulo, foi marcada, sobretudo, por protestos políticos. Com o lema "Vote com orgulho: política que representa", a 26ª edição da Parada do Orgulho LGBT+, em ano eleitoral, trouxe críticas ao atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) e atos em defesa da democracia.

No evento, bandeiras com a inscrição "Fora, Bolsonaro" foram frequentes. Além disso, muitas apareceram com o rosto da ex-vereadora Marielle Franco, brutalmente assassinada com o seu motorista, Anderson Gomes, em 2018 no Rio de Janeiro. Marielle era homossexual e a sua luta incluía as comunidades negra e LGBTQIA+.

Dez quarteirões da Avenida Paulista foram ocupados neste domingo por ativistas, artistas e apoiadores das causas LGBTQIA+. Dezenove trios elétricos abriram os shows a partir de 14h, causando aglomeração em palcos como os das cantoras Luísa Sonza e Ludmila.

Esta foi a primeira edição presencial da Parada LGBTQIA+ após dois anos de celebração virtual por causa da pandemia do coronavírus.