Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Neguinho da Beija-Flor é alvo de fala racista de comentarista da Jovem Pan: "Na escuridão você só vê a gengiva"

Brasil

Neguinho da Beija-Flor é alvo de fala racista de comentarista da Jovem Pan: "Na escuridão você só vê a gengiva"

Comentarista fez menção ao sambista enquanto tentava defender o ex-piloto Nelson Piquet

Neguinho da Beija-Flor é alvo de fala racista de comentarista da Jovem Pan: "Na escuridão você só vê a gengiva"

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 30 de junho de 2022 às 09:10

Durante o programa Morning Show, da Jovem Pan News, o sambista Neguinho da Beija-Flor foi vítima de uma declaração racista da comentarista Zoe Martinez. A menção ao sambista foi feita enquanto a mulher tentava defender o ex-piloto Nelson Piquet, autor de comentários racistas contra o heptacampeão Lewis Hamilton.

"Então o Neguinho da Beija-Flor também é, né, racista? E olha que ele é negro, negro, que na escuridão a gente só vê a gengiva [...] Eu assisti ao vídeo e não vi nada de mais. Ele não falou 'neguinho' para atacar, para diminuir. Claro que não, foi uma conversa informal. Quantos 'neguinhos' gostam de ser chamados de 'neguinhos', com carinho? Qual é o problema disso? Quem vê racismo nesse tipo de fala, da forma que o Piquet colocou, é porque o racismo está nele", defendeu a comentarista.

A Beija Flor de Nilópolis, escola do sambista, se pronunciou na noite de quarta-feira (29), criticando a declaração. "Neguinho não escapa do racismo. Nem aos 73. Nem no dia do próprio aniversário. Por isso, a Beija-Flor de Nilópolis vem a público repudiar as recentes menções ao artista em redes sociais e programa de rádio", diz o comunicado.

Ainda no texto, a escola de samba afirma que internautas estão utilizando equivocadamente o nome de Neguinho para tentar defender a declaração de Nelson Piquet. "As frases de Zoe Martínez revoltam e causam repugnância em familiares e admiradores do aniversariante do dia", continua o comunicado.

"Ninguém tem licença para falar por Neguinho da Beija-Flor. Para presumir ou ironizar sua postura diante da intolerância. Para sugerir que ele tenha sido condescendente ao assumir uma identidade que resignifica um modo preconceituoso de falar. Para embasar essa falsa percepção a partir da aparência do cantor", enfatizou a escola.