Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Brasil

MPT abre inquérito para investigar acusações contra ex-presidente da Caixa

Pedro Guimarães pediu demissão em junho, após a repercussão das primeiras denúncias de assédio moral e sexual

MPT abre inquérito para investigar acusações contra ex-presidente da Caixa

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Por: Mariana Bamberg no dia 27 de julho de 2022 às 09:13

O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu um inquérito para investigar as acusações de assédio moral e sexual feitas contra o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Pedro Guimarães.

O caso já era acompanhado pelo MPT por meio de um procedimento preliminar, mas, na última segunda-feira (25), uma portaria assinada pelo procurador do trabalho Paulo Neto transformou a apuração em um inquérito civil para aprofundamento do caso. 

Guimarães pediu demissão do cargo em junho, após a repercussão das primeiras denúncias contra ele. Servidoras da Caixa relatam que o ex-presidente tinha comportamento inapropriado com as funcionárias, o que incluia toques íntimos e convites a locais fora do ambiente profissional, como saunas.

Também ganharam repercussão áudios também que mostravam atitudes agressivas de Pedro Guimarães, com xingamentos e ameaças durante reuniões de trabalho. Após a saída de Guimarães, Daniella Marques, indicada pelo presidente Jair Bolsonaro e braço-direito do ministro Paulo Guedes, assumiu o cargo de presidente da Caixa.