Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Barroso mantém condenação de policiais pelo massacre do Carandiru

Brasil

Barroso mantém condenação de policiais pelo massacre do Carandiru

Os policiais foram condenados em 2013, com penas que variam entre 48 e 624 anos de reclusão

Barroso mantém condenação de policiais pelo massacre do Carandiru

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 04 de agosto de 2022 às 09:33

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve, na quarta-feira (3), a condenação de policiais militares de São Paulo pelo massacre de Carandiru, em outubro de 1992. A decisão de Barroso é tomada logo após a Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovar a proposta de anistia ampla aos policiais condenados.

A proposta ainda vai tramitar em outras comissões e, para valer, precisa ser aprovada pelo plenário. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

A decisão de Barroso desta quarta foi com relação a um recurso em que a defesa buscara reverter a condenação dos policiais. Eles foram condenados em 2013, com penas que variam entre 48 e 624 anos de reclusão. Porém, em 2016 e 2018, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) anulou as condenações. 

Posteriormente, o Ministério Público de São Paulo recorreu ao Superior Tribunal de Justiça, que restabeleceu a condenação, em junho de 2021. Os advogados, então, apresentaram novo recurso, desta vez ao STF, que enfim manteve a condenação do júri.