Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Entidades do agronegócio lançam carta em defesa da democracia

Brasil

Entidades do agronegócio lançam carta em defesa da democracia

Representantes do setor financeiro, de empresas, da sociedade civil e acadêmicos também participaram da carta

Entidades do agronegócio lançam carta em defesa da democracia

Foto: Charles Echer / Divulgação

Por: Metro1 no dia 04 de agosto de 2022 às 13:04

Representantes do agronegócio, do setor financeiro, de empresas, da sociedade civil e acadêmicos divulgaram, nesta quinta-feira (4), uma carta a favor da democracia. Reunidos na Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, os grupos somam mais de 300 representantes e classificaram o sistema eleitoral brasileiro como “inquestionável”. 

"O objetivo é contribuir com uma defesa apartidária do processo eleitoral do Brasil, que desde a redemocratização do país tem mostrado uma inabalável segurança na apuração da vontade popular expressa pelo voto", diz o grupo.

Além da Brasileira do Agronegócio (Abag), são integrantes do grupo a Amaggi, BRF, Marfrig Global Foods e JBS. Também fazem parte da coalizão Natura, Nestlé, Suzano, Vale, Carrefour, escritórios de advocacia, organizações do da sociedade civil e bancos, como Bradesco, Santander, Itaú Unibanco. 

“E ressaltamos que o processo eleitoral é inquestionável e imprescindível para toda e qualquer discussão que vise à prosperidade do país. Sem democracia não há desenvolvimento e sustentabilidade. Sem sustentabilidade não há futuro possível”, diz um trecho da carta. 

O texto não chega a citar nominalmente o presidente Jair Bolsonaro (PL), nem outros políticos que frequentemente têm contestado a confiabilidade do sistema eleitoral no país. O documento vai ser encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a membros do Congresso Nacional e a alguns ministérios, embaixadas, bancos e instituições de desenvolvimento.