Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Bolsonaro ignora prazos de respostas determinados pelo STF

Política

Bolsonaro ignora prazos de respostas determinados pelo STF

Um dos pedidos quer explicações do presidente sobre mudança de local do desfile de 7 de Setembro

Bolsonaro ignora prazos de respostas determinados pelo STF

Foto: Isac Nóbrega/PR

Por: Stephanie Suerdieck no dia 07 de agosto de 2022 às 09:33

O presidente Jair Bolsonaro ignorou todos os prazos de pedidos de explicações dados a ele pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), de acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo. Dos 150 processos contra o governo que tramitam no Supremo, em 13 deles, os ministros deram entre cinco e 15 dias para manifestação da defesa. Levantamento da publicação mostra que, na maioria das vezes, Bolsonaro descumpriu o limite de tempo. Também há casos em que ele ignorou a Corte.

Dessas 13 solicitações com prazo para resposta, 11 foram respondidas fora do prazo e duas foram ignoradas. Na última sexta-feira, a ministra Cármen Lúcia fez mais um pedido de explicações ao presidente, no qual ele tem cinco dias para expor os motivos da mudança do desfile de 7 de Setembro do centro do Rio para Copacabana.

Um ação proposta pela Rede sustenta que a alteração no local teria motivação política. O prazo de resposta começa a contar quando a Presidência da República for notificada. Bolsonaro não é obrigado a responder pedido de explicações, mas a Corte poderá julgar os processos sem os esclarecimentos do chefe do Executivo.