Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Ato de leitura da carta pró-democracia deve reunir 8 mil pessoas em SP

Brasil

Ato de leitura da carta pró-democracia deve reunir 8 mil pessoas em SP

Devem estar presentes empresários, juristas e celebridades; Daniela Mercury e o ex-jogador Carlos Casagrande já confirmaram presença

Ato de leitura da carta pró-democracia deve reunir 8 mil pessoas em SP

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Por: Metro1 no dia 11 de agosto de 2022 às 09:52

O ato em defesa da democracia, marcado para acontecer nesta quinta-feira (11), na Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco, em São Paulo, deve reunir cerca de 8 mil pessoas, de acordo com a organização e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP).

Será permitida a entrada de 1.400 convidados no prédio da Faculdade. A SSP recomendou a restrição por conta do espaço limitado do edifício. Do lado de fora, são esperadas 6 mil pessoas, que poderão assistir ao evento por telões instalados na frente da faculdade.  
 
Dois manifestos serão lidos no local. Ambos os textos, não citam Bolsonaro, mas defendem o Judiciário. Estarão presentes no evento empresários, juristas e artistas, entre eles a cantora baiana Daniela Mercury e o ex-jogador de futebol Walter Casagrande. O governador paulista, Rodrigo Garcia (PSDB), e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foram convidados, mas ainda não confirmaram a presença.
 
A leitura da carta deve ser feita às 11h, por quatro juristas em um palco montado pelas diretoras de teatro Daniela Thomas e Bia Lessa. A previsão é que ocorram também discursos de personalidades como o da presidente da OAB-SP, Patrícia Vanzolin, e o ex-ministro da Justiça José Carlos Dias. Lideranças sociais e sindicais também devem se pronunciar. 
 
O evento consagra a mais organizada reação da sociedade civil ao discurso autoritário de Jair Bolsonaro (PL). O manifesto foi organizado após o presidente reunir embaixadores no Palácio da Alvorada para repetir ataques às urnas eletrônicas e ao Tribunal Superior Eleitoral. O ato desta quinta-feira (11) será a mais organizada reação da sociedade civil aos discursos autoritários do presidente. 

A “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito” já recebeu mais de 868 mil assinaturas. O texto é a reedição da “Carta aos Brasileiros”, documento que foi lido em agosto de 1977 pelo professor de Direito Goffredo Telles Junior, como uma denúncia do autoritarismo e ilegitimidade da ditadura.