Brasil

Desemprego tem alta e alcança maior taxa para janeiro desde 2009, diz IBGE

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que a taxa de desemprego no Brasil ficou em 7,6% em janeiro. No mês de dezembro, o índice havia atingido 6,9% e no primeiro mês de 2014, 5,3%. [Leia mais...]

[Desemprego tem alta e alcança maior taxa para janeiro desde 2009, diz IBGE]
Foto : Reprodução/Femipa

Por Gabriel Nascimento no dia 25 de Fevereiro de 2016 ⋅ 10:19

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que a taxa de desemprego no Brasil ficou em 7,6% em janeiro. No mês de dezembro, o índice havia atingido 6,9% e no primeiro mês de 2014, 5,3%. Para janeiro, é a taxa mais alta desde 2009, quando chegou a 8,2%.

A técnica de trabalho e rendimento do instituto, Adriana Beringuy, afirmou que a elevação da taxa já era esperada. "A gente sabe que em dezembro, a cada ano, se costuma registrar a taxa mais baixa do ano, e na virada, essa taxa volta a crescer. Então, é um movimento que a gente também observou no passado, retrasado e ao longo de toda a série histórica”, disse. A especialista disse ainda que neste ano "as intensidades são bem maiores".

A população sem trabalho chegou próximo de 2 milhões: 8,4% acima da quantidade de dezembro e 42,7% na comparação com o mesmo mês de 2014. Por outro lado, a população ocupada diminuiu para 23 milhões. A queda foi de 1% frente ao último mês do ano passado e 2,7% sobre um ano atrás.

No mês, houve diminuição da ocupação na atividade educação, saúde administração pública (2,8%) e serviços domésticos (6,4%). Já na comparação anual, houve queda na indústria (8,5%) e nos outros serviços, como alojamento e alimentação, transportes e armazenagem e serviços pessoais (3,4%). Consequentemente, o número de trabalhadores com carteira assinada caiu 2,8% sobre janeiro e ficou estável frente a dezembro ao atingir 11,6 milhões.

 

Notícias relacionadas