Brasil

Governo anuncia 2 milhões de vagas no Pronatec e criação do "MECflix"; entenda

Nesta quarta-feira (9), a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, participaram da cerimônia de abertura da nova etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Segundo o governo, serão ofertadas 2 milhões de vagas nesta fase, aproximadamente 1,6 milhão em cursos de curta duração, com até dois meses, além de cerca de 400 mil matrículas em cursos de dois a três anos. [Leia mais...]

[Governo anuncia 2 milhões de vagas no Pronatec e criação do
Foto : Antônio Cruz/Agência Brasil

Por Matheus Simoni no dia 09 de Março de 2016 ⋅ 17:20

Nesta quarta-feira (9), a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, participaram da cerimônia de abertura da nova etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Segundo o governo, serão ofertadas 2 milhões de vagas nesta fase, aproximadamente 1,6 milhão em cursos de curta duração, com até dois meses, além de cerca de 400 mil matrículas em cursos de dois a três anos.

No ano passado, foram oferecidas 1,3 milhão de matrículas. "Nós temos 81,8 milhões de pessoas, segundo Pnad de 2014, com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio, e 58 milhões que não fizeram o fundamental. A vida exigiu que eles fossem trabalhar mais cedo", disse Mercadante. Ainda segundo o ministro, o Ministério da Educação (MEC) vai disponibilizar 300 mil vagas para candidatos que se encaixam nesse perfil.

Além do anúncio das vagas, o governo divulgou a criação do MECflix, em alusão ao serviço de streaming Netflix. Segundo o ministério, uma parceria com mais de 30 emissoras públicas vai disponibilizar uma plataforma para a transmissão de aulas e orientações dos professores.

Notícias relacionadas

[Sisu abre inscrições na terça]
Brasil

Sisu abre inscrições na terça

Por Aline Reis no dia 20 de Janeiro de 2019 ⋅ 18:00 em Brasil

Nesta edição, são mais de 235,4 mil vagas distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país.