Brasil

Com pior resultado desde 2012, setor de serviços tem queda de 5%

A crise econômica enfrentada pelo país impactou diretamente no desempenho do setor de serviços em 2016. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o setor teve recuo de 5%, registrando o pior resultado para janeiro desde 2012.[Leia mais...]

[Com pior resultado desde 2012, setor de serviços tem queda de 5% ]
Foto : Agência Brasil

Por Bárbara Silveira no dia 11 de Março de 2016 ⋅ 10:45

A crise econômica enfrentada pelo país impactou diretamente no desempenho do setor de serviços em 2016. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o setor teve recuo de 5%, registrando o pior resultado para janeiro desde 2012.

De acordo com dados doInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa já é a décima queda do indicador, em dezembro,o recuo também havia sido de 5%. Em 12 meses, o setor acumula queda de 3,7%. O balanço apontou que de dezembro para janeiro, tiveram queda os serviços prestados às famílias, com 4,1%, os serviços de informação e comunicação, com 2,1%, os serviços profissionais, administrativos e complementares, além de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio.

"[Os serviços prestados às famílias] tiveram uma ligeira melhora justamente por janeiro ser um mês de férias. Mesmo assim, ficou abaixo do que teve em janeiro do ano passado. Aí entra a questão da retração da renda das famílias”, disse Roberto Saldanha, técnico de serviços e comércio do IBGE, ao G1.

Notícias relacionadas