
Brasil
Acompanhantes de pacientes precisam limpar hospital após greve dos funcionários
A paralisação, que atinge serviços de higienização e cozinha, se dá em razão de atrasos no pagamento

Foto: Reprodução/Redes sociais
Acompanhantes de pacientes internados no Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim (RN), tiveram que realizar a limpeza da unidade nesta sexta-feira (19), em meio à greve dos funcionários terceirizados. Um vídeo divulgado nas redes mostra mulheres varrendo os corredores e reunindo resíduos acumulados nos espaços internos do hospital.
Os trabalhadores estão em greve há quase uma semana devido a atrasos no pagamento de salários e benefícios. A paralisação atinge os serviços de higienização, transporte interno de pacientes, lavanderia e preparo de alimentos. Apenas os internados estão recebendo as refeições. Familiares relatam acúmulo de lixo, banheiros em estado precário, mau odor nos corredores e a ausência completa de asseio nas enfermarias, o que aumenta o risco de contaminações.
A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte confirmou que os atrasos no pagamento se deram "pelas dificuldades financeiras que a Sesap enfrenta desde o ano passado". "A Secretaria realizou o repasse às empresas ao longo desta semana, com o objetivo de retomada dos serviços, o que ainda não se concretizou", completou em nota.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.