
Brasil
Professora é escolhida para presidir Inep, órgão que aplica o Enem
A educadora Maria Inês Fini é a nova presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Ela vai substituir Luiz Roberto Liza Curi, que tinha assumido a presidência do órgão em março. A nomeação ocorre após críticas recebidas pelo presidente em exercício, Michel Temer, por falta de mulheres em seu governo. [Leia mais...]

Foto: Reprodução/TV Câmara
A educadora Maria Inês Fini é a nova presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Ela vai substituir Luiz Roberto Liza Curi, que tinha assumido a presidência do órgão em março. A nomeação ocorre após críticas recebidas pelo presidente em exercício, Michel Temer, por falta de mulheres em seu governo.
O Inep é responsável pela elaboração e aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), entre outros. Maria Inês Fini é doutora em educação, pedagoga, professora e pesquisadora de psicologia da educação, psicologia do desenvolvimento e social, especialista em currículo e avaliação. Também já teve passagem pelo Inep entre 1996 e 2002, quando foi diretora de Avaliação para Certificação de Competências, sendo responsável pela criação e implementação do ENEM e do ENCCEJA e foi Diretora do PISA no Brasil.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

