
Brasil
OAB-RJ cria observatório para acompanhar operação com 121 mortos no Rio
Grupo vai monitorar investigações sobre a Operação Contenção e garantir transparência nos processos

Foto: Tomaz Silva /Agência Brasil
A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ) anunciou, nesta sexta-feira (31), a criação de um observatório permanente para acompanhar as investigações da Operação Contenção, ação conjunta das polícias Civil e Militar realizada na última terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha, que deixou 121 mortos, segundo registros oficiais.
De acordo com a entidade, o grupo atuará “de forma permanente, imparcial e sem qualquer conotação político-partidária”, com o objetivo de monitorar o andamento dos inquéritos e assegurar que os procedimentos ocorram dentro dos parâmetros legais.
O observatório será presidido pelo secretário-geral da seccional, Rafael Borges, e terá como vice-presidente a diretora de assuntos legislativos, Luciana Pires. Ambos destacaram que a iniciativa pretende garantir o acompanhamento da sociedade civil nas investigações e verificar se as normas legais foram respeitadas.
A OAB informou ainda que o advogado e professor Nilo Batista, ex-governador do Rio de Janeiro, atuará como consultor da iniciativa.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

