
Brasil
Lula defende ação global contra crise climática na abertura da COP30
Presidente destaca importância da conferência na Amazônia e critica gastos com guerras

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta segunda-feira (10) da abertura da COP30, em Belém (PA), e defendeu a priorização de investimentos no combate à crise climática. “É mais barato colocar 1,3 trilhão para acabar com o problema climático do que para fazer guerra, como fizeram no ano passado”, afirmou. Lula destacou a importância de realizar a conferência na Amazônia, considerada o centro das discussões ambientais globais.
Antes de Lula, discursaram o presidente da COP30, André Corrêa do Lago; o secretário executivo do UNFCCC e chefe do clima da ONU, Simon Stiell; e Mukhtar Babayev, presidente da COP29, realizada em Baku. Corrêa do Lago afirmou que “a convenção do clima retoma a sua terra natal” e que trazer a conferência para o coração da Amazônia “foi uma tarefa árdua, mas necessária”.
A COP30 reúne representantes de 194 países e da União Europeia e segue até o dia 21 de novembro em Belém. Durante as próximas duas semanas, líderes mundiais, cientistas e organizações discutirão ações concretas para conter o aquecimento global, ampliar o financiamento climático e promover a transição energética justa.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

