Brasil

MEC publica novas regras do Fies; veja o que muda

O ministério da Educação (MEC) publicou, nesta sexta-feira (3), no Diário Oficial da União, a portaria que oficializa as novas normas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). [Leia mais...]

[MEC publica novas regras do Fies; veja o que muda]
Foto : Fernando Gomes/Agencia RBS

Por Juliana Almirante no dia 03 de Julho de 2015 ⋅ 10:38

O ministério da Educação (MEC) publicou, nesta sexta-feira (3), no Diário Oficial da União, a portaria que oficializa as novas normas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As medidas já haviam sido anunciadas pela pasta e valem para os novos contratos.

Com as novas regras, a taxa de juros passa a ser de 6,5% ao ano. O limite de renda familiar per capita será de 2,5 salários mínimos. As áreas prioritárias para financiamento serão os cursos de engenharias, formação de professores (licenciaturas, pedagogia ou normal superior) e saúde. Os focos serão os cursos com notas 5 e 4 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Também será priorizado o atendimento de alunos matriculados em cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (excluindo Distrito Federal).O prazo para pagamento aumenta para três vezes a duração do curso. Além disso, as instituições participantes vão oferecer um desconto de 5% sobre a mensalidade para os estudantes com contrato do Fies.

Comentarios

Notícias relacionadas