Brasil

Brasil tem 22,7 milhões de desempregados, diz levantamento do IBGE

O Brasil tem 22,7 milhões de pessoas desempregadas, subocupadas ou inativas. É o que diz um novo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados fazem parte da Pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e são referentes ao segundo trimestre deste ano. Apesar da ociosidade, o grupo está apto ao trabalho. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Fotos Públicas

Por Gabriel Nascimento no dia 14 de Outubro de 2016 ⋅ 11:41

O Brasil tem 22,7 milhões de pessoas desempregadas, subocupadas ou inativas. É o que diz um novo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados fazem parte da Pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e são referentes ao segundo trimestre deste ano. Apesar da ociosidade, o grupo está apto ao trabalho.

De acordo com o órgão, são 11,6 milhões de pessoas desocupadas, 4,8 milhões por insuficiência de horas trabalhadas e 6,2 milhões, que entre outras, são pessoas desempregadas que não buscam mais emprego. Segundo a pesquisa, a taxa composta da subutilização da força de trabalho voltou ao patamar do primeiro trimestre de 2012, quando também estava em 20,9%.

O resultado já mostrava uma tendência de diminuição até o terceiro trimestre de 2014. No segundo trimestre deste ano, a jornada média semanal de horas trabalhadas ficou em 39,1 horas, período menor do que a jornada 40,1 horas no segundo trimestre de 2012, ano em que a pesquisa foi iniciada.

 

Notícias relacionadas