Brasil

Estudante discursa a deputados: 'Mãos sujas de sangue'; assista

Em discurso emocionado sobre o movimento de ocupação das escolas no Paraná, a estudante Ana Julia Pires Ribeiro, 16 anos, constrangeu os deputados estaduais durante sua fala realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nesta quarta-feira (26). [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Reprodução/ YouTube

Por Luiza Leão no dia 27 de Outubro de 2016 ⋅ 15:38

Em discurso emocionado sobre o movimento de ocupação das escolas no Paraná, a estudante Ana Julia Pires Ribeiro, 16 anos, constrangeu os deputados estaduais durante sua fala realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nesta quarta-feira (26). A jovem respondeu a acusações feitas pelos parlamentares no dia anterior, culpando o movimento pela  morte do jovem Lucas Eduardo Araújo Mota, também de 16 anos, na última segunda-feira (24), numa escola ocupada. Para Ana Julia, as mãos dos deputados estaduais está suja com o sangue do adolescente

No discurso, a estudante também reivindicou a medida provisória e disse que a escola sem partido é uma "afronta". "Somos um movimento que se preocupa com as gerações futuras, com a sociedade e com o futuro do país. Que futuro o Brasil vai ter se não se preocupar com uma geração que vão desevolver senso crítico e não podem ler algo e acreditar naquilo. Precisamos saber o que estamos lendo. Temos que ser contra o analfabetismo funcional, que é um grande problema do Brasil hoje", declarou. 

A jovem convidou os deputados estaduais a visitar, participar e conhecer de perto as ocupações, antes de criticá-lo. "É um insulto a nós que estamos lá, nos dedicando, procurando motivação todos os dias, a sermos chamados de doutrinados. É um insulto aos estudantes, é um insulto aos professores", declarou Ana Júlia. 

 O movimento apartidário foi iniciado no dia 3 de outubro e até o momento, segundo a última atualização da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes), o Paraná tem 850 escolas estaduais ocupadas. A Secretaria da Educação fala em 590. 

Assista:

Notícias relacionadas