Brasil

Brasil registrou cinco estupros a cada hora em 2015; um a cada 11 minutos e meio

Dados levantados pelo 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e divulgados nesta quinta-feira (3), mostraram que cerca de cinco pessoas são vítimas de estupro no Brasil a cada hora. No total, em 2015, o país registrou 45.460 casos de estupro. Só na Bahia, foram registrados 2.428 ocorrências, mais 288 tentativas. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Rovena Rosa/ Agência Brasil

Por Laura Lorenzo no dia 03 de Novembro de 2016 ⋅ 14:40

Dados levantados pelo 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e divulgados nesta quinta-feira (3), mostraram que cerca de cinco pessoas são vítimas de estupro no Brasil a cada hora. No total, em 2015, o país registrou 45.460 casos de estupro. Só na Bahia, foram registrados 2.428 ocorrências, mais 288 tentativas.

O lado positivo mostrado pela pesquisa  é que os casos tiveram uma queda de 9,9%, o que representa 4.978 estupro a menos. Contudo, de acordo com o FBSP, não é possível ter certeza se o número realmente regrediu, uma vez que a subnotificação desse tipo de crime é muito alta. 

“O crime de estupro é aquele que apresenta a maior taxa de subnotificação no mundo, então é difícil avaliar se houve de fato uma redução da incidência desse crime no país”, declarou a diretora executiva do Fórum, Samira Bueno.

A estimativa de mais de 454 mil casos foi levantada pelo estudo Estupro no Brasil que, segundo os dados da saúde do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta que apenas 10% dos casos de estupro no país chegam ao conhecimento da polícia. 

Levando em consideração apenas os boletins de ocorrência registrados em 2015, uma vítima foi estuprada a cada 11 minutos e 33 segundos no Brasil, ou seja 5 pessoas por hora. O estado com o maior número de casos foi São Paulo, que responde por 20,4% dos estupros no país, com 9.265 casos. Roraima foi o estado com o menor número de estupros registrados, 180.

Notícias relacionadas

[STF define que é crime fugir do local do acidente de trânsito]
Brasil

STF define que é crime fugir do local do acidente de trânsito

Por Marina Hortélio no dia 14 de Novembro de 2018 ⋅ 21:00 em Brasil

A maioria dos magistrados compreendeu que a punição para quem deixa o local do acidente não fere a garantia do cidadão de não ser obrigado a produzir prova contra si mesm...