Brasil

Estudantes elogiam tema de redação do enem, mas reclamam do cansaço

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), temida por muitos candidatos, foi elogiada por boa parte deles na saída da prova, nesse domingo (6). O tema foi "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil", seguindo uma tendência de anos anteriores em abordar temas sociais e ligados aos direitos humanos. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Reprodução / Agência Brasil

Por Camila Tíssia no dia 07 de Novembro de 2016 ⋅ 06:55

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), temida por muitos candidatos, foi elogiada por boa parte deles na saída da prova, nesse domingo (6). O tema foi "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil", seguindo uma tendência de anos anteriores em abordar temas sociais e ligados aos direitos humanos. 

No segundo dia de provas do Enem, os candidatos tiveram que responder a 180 questões de matemática e linguagens, além da redação. No sábado (5), no primeiro dia de provas, foram 180 itens de ciências humanas e da natureza. De acordo com a Agência Brasil, em Porto Alegre, Rodineli Lucas Machado, 38 anos, fez o Enem pela terceira vez para tentar uma vaga no curso de enfermagem. 

"A  redação foi tranquila, com um tema muito bem abordado, muito fácil de desenvolver. É uma questão global: temos exemplos de antigamente na época da inquisição, temos hoje as religiões ligadas ao Estado Islâmico, e com tantas outras espalhadas pelo mundo, natural que tenha sido esse o tema", pontuou Lucas, que achou o exame deste ano mais fácil do que os anteriores.

Os textos e enunciados longos da prova, que já são uma característica do exame, cansaram alguns candidatos. Clara Castro, 16 anos, fez o Enem como treino e enfrentou mais dificuldade nas provas de sábado, de ciências da natureza. “Tinha algumas coisas que estavam bem complicadas. Tinha que ler duas, três, 4 mil vezes para você conseguir entender o que a questão queria”, conta a estudante do Rio de Janeiro.

Notícias relacionadas

[STF define que é crime fugir do local do acidente de trânsito]
Brasil

STF define que é crime fugir do local do acidente de trânsito

Por Marina Hortélio no dia 14 de Novembro de 2018 ⋅ 21:00 em Brasil

A maioria dos magistrados compreendeu que a punição para quem deixa o local do acidente não fere a garantia do cidadão de não ser obrigado a produzir prova contra si mesm...