Brasil

Portal eSocial apresenta problemas para emitir guias

O eSocial, sistema de pagamento dos tributos de empregados domésticos, apresenta problemas na emissão de guias nesta segunda-feira (7), último dia para realizar o pagamento relativo ao mês de outubro. A informação foi confirmada nesta tarde pela Secretaria da Receira Federal. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas

Por Yasmin Garrido no dia 07 de Novembro de 2016 ⋅ 16:13

O eSocial, sistema de pagamento dos tributos de empregados domésticos, apresenta problemas na emissão de guias nesta segunda-feira (7), último dia para realizar o pagamento relativo ao mês de outubro. A informação foi confirmada nesta tarde pela Secretaria da Receira Federal. 

Segundo o órgão, até o momento, foram pagas 90% das guias emitidas. O registro de lentidão do sistema foi feito na página do eSocial e a Receita afirma que o problema "está sendo resolvido". Os contribuintes que não fizerem o pagamento até esta segunda podem ser multados.

Mesmo diante do problema no sistema, a Receita Federal informou que não está previsto qualquer adiamento no prazo para pagamento do eSocial. O órgão ressaltou que o DAE (documento de arrecadação) tem código de barra e, por isso, o pagamento pode ser realizado em qualquer agência bancária ou nos canais eletrônicos disponíveis pelos bancos. 

Para fazer o recolhimento dos encargos pela primeira vez, o empregador doméstico precisa fazer cadastro no eSocial e, em seguida, registrar também os dados de seu empregado. "Nos meses seguintes, como os dados já estão inseridos no sistema, a guia pode ser emitida diretamente", explicou a Receita Federal.

Notícias relacionadas

[Prefeito é assassinado no interior do Maranhão]
Brasil

Prefeito é assassinado no interior do Maranhão

Por Alexandre Galvão no dia 11 de Novembro de 2018 ⋅ 17:30 em Brasil

O inquérito sobre o assassinato está a cargo da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoas. A polícia ainda não se manifestou sobre o caso