
Brasil
Testemunhas de acusação contra Lula na Lava Jato começam a ser ouvidas por Moro
Começam nesta segunda-feira (8), na cidade de Curitiba, as audiências com testemunhas de acusação do segundo processo da Operação Lava Jato que tem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como réu. O engenheiro Marcos Berti será o primeiro a depor. [Leia mais...]

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Começam nesta segunda-feira (8), na cidade de Curitiba, as audiências com testemunhas de acusação do segundo processo da Operação Lava Jato que tem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como réu. O engenheiro Marcos Berti será o primeiro a depor. Ele é ligado à Toyo Setal, uma das empresas investigadas na operação. A audiência começa a partir das 14h.
O Ministério Público Federal (MPF) acusa Lula, na ação penal, de receber como propina um terreno onde seria construída a nova sede do Instituto Lula e um imóvel vizinho ao apartamento do ex-presidente, na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo. A Lava Jato afirma que os imóveis foram comprados pela empreiteira Odebrecht em troca de contratos adquiridos pela empresa na Petrobras.
Ainda no processo, Lula responde por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Outras sete pessoas também são rés. A ex-primeira dama Marisa Leticia chegou a ser acusada, contudo, o juiz Sérgio Moro decretou a impossibilidade de puni-la. Marisa Leticia faleceu em fevereiro deste ano. Lula nega as acusações, e o Grupo Odebrecht tem afirmado que tem colaborado com as investigações.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

