Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Crítico literário Antonio Candido morre aos 98 anos em São Paulo

Brasil

Crítico literário Antonio Candido morre aos 98 anos em São Paulo

Morreu na manhã desta sexta-feira (13) o crítico literário e sociólogo Antonio Candido de Mello e Souza, aos 98 anos. Ele faleceu em São Paulo e a informação foi confirmada pela faculdade de Filosofia e Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, onde Candido era professor-emérito. [Leia mais...]

Crítico literário Antonio Candido morre aos 98 anos em São Paulo

Foto: Marcos Santos/USP

Por: Laura Lorenzo no dia 12 de maio de 2017 às 10:25

Atualizado: no dia 12 de maio de 2017 às 10:29

Morreu na manhã desta sexta-feira (13) o crítico literário e sociólogo Antonio Candido de Mello e Souza, aos 98 anos. Ele faleceu em São Paulo e a informação foi confirmada pela faculdade de Filosofia e Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, onde Candido era professor-emérito.

Ele estava internado com problemas no intestino no Hospital Alberto Einstein, em São Paulo, e, segundo o jornal Estado de S. Paulo, estava lúcido. De acordo com a FFLCH, o velório, que acontece no Albert Einstein, vai até as 17h. Candido deixa três filhas: a designer e escritora Ana Luísa Escorel e as historiadoras Laura de Mello e Souza e Marina de Mello e Souza.

Antonio Candido venceu quatro vezes o Prêmio Jabuti, o mais importante no Brasil. Entre os livros premiados estão: 'Formação da literatura brasileira' (1960), 'Os parceiros do Rio Bonito' (1965) e 'Brigada ligeira e outros escritos' (1993). Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 24 de julho de 1918.