
Brasil
Desemprego chega a 13,6% e atinge 14 milhões de brasileiros
A taxa de desemprego no Brasil no trimestre encerrado em abril de 2017 ficou em 13,6%, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nesta quarta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). [Leia mais...]

Foto: Valdecir Galor/SMCS
A taxa de desemprego no Brasil no trimestre encerrado em abril de 2017 ficou em 13,6%, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nesta quarta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O número representa 14,048 milhões de pessoas desempregadas no último trimestre, o que significa que há 2,636 milhões de desempregados a mais do que no mesmo período do ano passado. Esse aumento é equivalente a um crescimento de 23,1%. O total de brasileiros ocupados caiu 1,5% no período de um ano, o equivalente ao fechamento de 1,395 milhão de postos de trabalho.
O mercado de trabalho no País perdeu 1,243 milhão de vagas com carteira assinada no período de um ano, o que representa uma diminuição de 3,6% no total de postos de trabalho formais no setor privado no trimestre encerrado em abril de 2017, comparado ao mesmo período do ano anterior. O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado caiu para 33,286 milhões no trimestre até abril, menor índice da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012. Já o emprego sem carteira no setor privado teve aumento de 3,1%, com 306 mil empregados a mais.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.