Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Domingo, 07 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Proposta de delação de Eike Batista cita Lula, Mantega e Cabral

Brasil

Proposta de delação de Eike Batista cita Lula, Mantega e Cabral

Pelo menos oito anexos foram produzidos pelo empresário Eike Batista e seus advogados na sua proposta de delação premiada, que será entregue ao Ministério Público Federal (MPF) no Rio. Os principais nomes citados por Eike devem ser o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega.

Proposta de delação de Eike Batista cita Lula, Mantega e Cabral

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Por: Laura Lorenzo no dia 14 de julho de 2017 às 15:33

Pelo menos oito anexos foram produzidos pelo empresário Eike Batista e seus advogados na sua proposta de delação premiada, que será entregue ao Ministério Público Federal (MPF) no Rio. De acordo com a Agência Estado, os principais nomes citados por Eike devem ser o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega.

Em sua delação, o empresário deve detalhar lobby que supostamente foi feito por Lula em favor das empresas do grupo X. Eike, contudo, deverá ressaltar que o petista nunca fez nenhum pedido formal para que contribuísse nas campanhas eleitorais. Já no caso de Mantega, ele deve detalhar o pedido para que fizesse um pagamento de R$ 5 milhões, no interesse do PT.

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral teria cobrado propina de ao menos duas empresas de Eike, a petroleira OGX e a OSX, braço de construção naval do grupo.

Eike foi preso no início do ano pela Operação Eficiência, desdobramento da Calicute (operação que levou Cabral à prisão no ano passado). Atualmente, o empresário cumpre prisão domiciliar.