Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Contra seita religiosa, Polícia Federal deflagra operação “De Volta para Canaã”

Brasil

Contra seita religiosa, Polícia Federal deflagra operação “De Volta para Canaã”

A Polícia Federal realizou na manhã desta segunda-feira (17), a operação “De Volta para Canaã”, que investiga os integrantes da seita “Jesus A Verdade que Marca”. O grupo religioso, que já foi alvo da operação Canaã em 2013, conseguia membros em São [Leia mais...]

Contra seita religiosa, Polícia Federal deflagra operação “De Volta para Canaã”

Foto: Agência Brasil

Por: Gabriel Nascimento no dia 17 de agosto de 2015 às 11:40

A Polícia Federal realizou na manhã desta segunda-feira (17), a operação “De Volta para Canaã”, que investiga os integrantes da seita “Jesus A Verdade que Marca”. O grupo religioso, que já foi alvo da operação Canaã em 2013, conseguia membros em São Paulo para trabalhar em fazendas e indústrias no interior de Minas Gerais, sem salários.

De acordo com informações da Polícia Federal, os fiéis eram convencidos a doar todos os seus bens para os líderes, e obedecê-los cegamente. Como argumento, eles afirmavam que a convivência se daria em uma comunidade onde “tudo seria de todos”, no entanto, os fiés não recebiam nada em troca do trabalho. Os seguidores não tinham acesso à televisão, internet, e eram proibidos de dormir com seus parceiros. Estima-se que os líderes tenham recebido um patrimônio de mais de R$ 100 milhões, investidos em casas, fazendas e carros de luxo. Entre os 129 mandados cumpridos pela PF, nesta segunda-feira (17), 70 são de sequestro de bens obtidos pelo grupo.

Os mandados de prisão temporária, busca, apreensão e condução coercitiva estão sendo cumpridos em Barra, Cotegipe, Ibotirama, Morporá e Remanso, além de outras sete cidades de Minas Gerais e São Paulo. Mais de 190 policiais federais inspecionam propriedades rurais e algumas empresas. Os envolvidos responderão pelos crimes de redução de pessoas à condição análoga à de escravo, tráfico de pessoas, estelionato, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.