Brasil

Governo planeja cortar 10 dos 39 ministérios

A informação foi divulgada hoje (24), pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, durante uma entrevista coletiva realizada após a reunião da coordenação política do governo, em Brasília. No entanto, o ministro não confirmou quais os ministérios serão extintos nem qual a economia que será gerada a partir do corte. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Reprodução / UOL

Por Camila Tíssia no dia 24 de Agosto de 2015 ⋅ 12:34

O governo pretende cortar pelo menos 10 dos ministérios como parte de um pacote de medidas do governo. A informação foi divulgada hoje (24), pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, durante uma entrevista coletiva realizada após a reunião da coordenação política do governo, em Brasília. No entanto, o ministro não confirmou quais os ministérios serão extintos nem qual a economia que será gerada a partir do corte. Barbosa afirmou que as medidas serão anunciadas oficialmente no próximo dia 31 e que a reforma administrativa deve ser concluída em setembro.

Uma das principais reivindicações de setores da oposição e de partidos da base governista é a chamada reforma administrativa. Segundo o governo, a administração federal tem 22 mil cargos comissionados. Um projeto de lei, de autoria do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), visa reduzir o número de ministérios para 20, mas ainda não foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

De acordo com informações do UOL, o ministro anunciou um total de 5 diretrizes para melhorar a eficiência do governo, sendo a primeira delas o corte de ministérios. As outras são: redução do número de secretarias dentro de ministérios, redução no número de cargos comissionados, continuação do programa de redução das despesas com custeio e melhoria da gestão do patrimônio da União. Ainda segundo Barbosa, não há metas preestabelecidas para a redução de cargos comissionados. Cada ministério deverá elaborar um planejamento para a diminuição desse tipo.

Notícias relacionadas

[Prefeito é assassinado no interior do Maranhão]
Brasil

Prefeito é assassinado no interior do Maranhão

Por Alexandre Galvão no dia 11 de Novembro de 2018 ⋅ 17:30 em Brasil

O inquérito sobre o assassinato está a cargo da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoas. A polícia ainda não se manifestou sobre o caso