Brasil

Após incêndio, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros reabre nesta quarta

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, reabriu nesta quarta-feira (1º) após sofrer o maior incêndio da história da unidade de conservação. [Leia mais...]

[Após incêndio, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros reabre nesta quarta]
Foto : Agência Brasil

Por Paloma Morais no dia 01 de Novembro de 2017 ⋅ 15:09

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, reabriu nesta quarta-feira (1º) após sofrer o maior incêndio da história da unidade de conservação. A suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso. Mesmo com o fogo, as estruturas físicas do parque não foram comprometidas, devido ao trabalho de brigadistas e bombeiros. A visita é disponibilizada para 480 pessoas por dia. Hoje, 51 visitantes foram recebidos na unidade. 

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o incêndio, que inciou no último dia 10 e teve novos focos a partir do último dia 17, afetou 66.014 mil hectares, o que representa 28% do parque. A Polícia Federal abriu investigação para apurar as causas do incêndio. Técnicos do instituto e moradores da região acreditam que as chamas tiveram origem criminosa. Um dos possíveis motivos apontados pelo ICMBio seria a disputa judicial pelas terras da região durante o processo de ampliação do Parque Nacional, que passou de 65 mil para 240 mil hectares. 

Notícias relacionadas