Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Governo federal assina MP para Fundo Nacional de Desenvolvimento Ferroviário

Brasil

Governo federal assina MP para Fundo Nacional de Desenvolvimento Ferroviário

Recursos serão aplicados “prioritariamente” na construção de um trecho da ferrovia Norte-Sul até o porto de Vila do Conde, no Pará

Governo federal assina MP para Fundo Nacional de Desenvolvimento Ferroviário

Foto: Tina Coêlho/Terra Imagem

Por: Tayane Rodrigues no dia 21 de julho de 2018 às 09:01

O presidente Michel Temer assinou medida provisória (MP) que cria o Fundo Nacional de Desenvolvimento Ferroviário. A medida foi publicada ontem (20), em edição extra do “Diário Oficial da União”. Contudo, precisa ser aprovada pela Câmara e o Senado para não perder a validade.

De acordo com texto da MP, o fundo criado pelo governo federal é vinculado ao Ministério dos Transportes e os recursos serão aplicados “prioritariamente” na construção de um trecho da ferrovia Norte-Sul até o porto de Vila do Conde, no Pará.

Segundo a MP, o fundo ferroviário receberá recursos via lei orçamentária e doações, aleḿ do dinheiro da outorga paga ao governo federal pelo vencedor do leilão da ferrovia Norte-Sul (EF-151), no trecho entre Porto Nacional (TO) e Estrela d’Oeste (SP). O texto registra que o governo vai regulamentar o funcionamento do fundo ferroviário.

Foi fixado o valor mínimo de R$ 1,097 bilhão para a concessão do trecho da ferrovia, que tem 1.537 km, porém o leilão ainda precisa do aval do Tribunal de Contas da União (TCU) para ser realizado.