Brasil

Ministro diz que não vai disponibilizar vacina da dengue

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse nesta terça (02) que o Brasil não fará experimentação com as vacinas contra a dengue que não sejam seguras. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Reprodução/ Brasil 247

Por Bárbara Gomes no dia 02 de Junho de 2015 ⋅ 13:35

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, informou nesta terça (02) que o Brasil não fará parte do lançamento de vacinas contra a dengue que não sejam seguras. O ministro não pretende testar os brasileiros com vacinas novas. Chioro disse que a disponibilização da vacina é “o sonho” de todos os médicos, mas ainda não há um nível de segurança para isso.

"O Brasil não vai virar plataforma mundial de lançamento de produtos que tenham eficácia e segurança não comprovadas. Agora, ninguém mais do que o ministro da Saúde deseja contar com uma vacina segura e eficaz para disponibilizar", disse o ministro.

O ministro destacou ainda que o pedido da população não vai intervir na decisão de disponibilizar vacinas. "Não é porque existe o clamor da população que qualquer dirigente do Ministério da Saúde vai fazer uma avaliação apressada e uma incorporação tecnológica, sem nenhuma crítica, de uma vacina que não dê segurança à população".

Em março, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse que pediria ao Instituto Butantã para antecipar a produção em escala da vacina contra a dengue. O governador chegou a solicitar à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorização.

 

Notícias relacionadas