Brasil

Ex-governador do DF, Joaquim Roriz morre em Brasília

Político enfrentava problemas crônicos de saúde e estava internado havia um mês

[Ex-governador do DF, Joaquim Roriz morre em Brasília]
Foto : Agência Câmara / Arquivo

Por Juliana Rodrigues no dia 27 de Setembro de 2018 ⋅ 08:20

O ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz morreu hoje (27), aos 82 anos, após um choque séptico relacionado a complicações de infecção pulmonar. 

Roriz estava internado havia um mês no Hospital Brasília, após sofrer um quadro de pneumonia. Ontem (26), o estado de saúde do político piorou. De acordo com a família, ele teve um infarto à tarde e duas paradas cardiorrespiratórias no final da noite. 

O ex-governador enfrentava várias doenças crônicas nos últimos anos, a exemplo de diabetes, mal de Alzheimer, hipertensão e insuficiência renal. Ele deixa a mulher, Weslian, três filhas e quatro netos. 

Roriz iniciou a vida política no estado de Goiás, onde atuou como vereador da cidade de Luziânia e foi eleito deputado estadual (1978), federal (1982) e vice-governador do estado (1986). Em 1988, foi indicado pelo então presidente do país, José Sarney, como governador do Distrito Federal, cargo que ocupou até 1990. Em 1991, foi eleito governador pelo voto direto, situação que se repetiu nos pleitos de 1998 e 2002.

Notícias relacionadas