Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Médicos cubanos começam a voltar ao país de origem na próxima semana

Brasil

Médicos cubanos começam a voltar ao país de origem na próxima semana

Autoridades de Cuba organizam um regresso "ordenado e seguro" dos profissionais

Médicos cubanos começam a voltar ao país de origem na próxima semana

Foto: Agência Brasil

Por: Juliana Rodrigues no dia 19 de novembro de 2018 às 08:20

Os cerca de 8 mil profissionais cubanos que atuam no programa Mais Médicos retornarão ao país de origem antes do fim do ano. Representantes dos ministérios de Saúde Pública e do Transporte de Cuba informaram que existe um plano para o regresso "ordenado e seguro" dos médicos, que começará no final da próxima semana e deve terminar em meados de dezembro.

Na última quinta (15), um grupo de 196 médicos cubanos retornou ao país. A reação acontece após declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro.

De acordo com o vice-ministro do Transporte, Eduardo Rodríguez, os profissionais da área de saúde retornarão por via aérea até o aeroporto internacional José Martí, de Havana, e de lá serão levados para suas casas nas diferentes províncias. Os profissionais terão assegurado o envio de todos os seus pertences, tanto em relação à bagagem quanto no caso de artigos enviados por operadores de carga, por via aérea ou marítima.

De volta ao país, os médicos terão o emprego garantido, assim como a possibilidade de prestar serviços em outras nações onde Cuba tem profissionais da saúde.