Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Governo Federal volta a prever a criação de novos cargos para 2019

Brasil

Governo Federal volta a prever a criação de novos cargos para 2019

Proposta de orçamento do próximo ano projeta a abertura de quase 2,1 mil vagas e o dobro de contratações via concurso público para cargos já existentes

Governo Federal volta a prever a criação de novos cargos para 2019

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Por: Juliana Rodrigues no dia 07 de dezembro de 2018 às 06:38

Embora o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão tenha anunciado, no último mês de agosto, que a proposta de orçamento não prevê abertura de concursos em 2019, o projeto de lei orçamentária anual (PLOA) do próximo ano prevê a criação de quase 2,1 mil cargos. Em 2018, não houve previsão de abertura de novos postos.

As novas vagas a serem criadas se destinam ao quadro de pessoal de novas universidades nas regiões de Catalão (GO), Delta do Parnaíba (PI), Rondonópolis (MT), Jataí (GO) e Agreste de Pernambuco (PE), além da Agência Nacional de Águas (ANA).

A proposta também prevê a contratação de até 40,6 mil servidores por concurso público em 2019 para ocupar cargos que já existem e estão vagos ou para substituir terceirizados. O número é o dobro do de 2018.

De acordo com o ministério, a proposta incluiu uma reserva orçamentária para concursos em 2019, mas não há previsão de autorizações para a realização das seleções. A pasta ainda ressalta que no próximo ano os concursos públicos para órgãos do Poder Executivo Federal permanecem restritos devido ao ajuste fiscal, sendo que esses números são apenas estimativas de contratações e preenchimento de cargos.