Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 03 de abril de 2024

Brasil

Governo alemão doa quase 190 mil euros ao Museu Nacional no Rio de Janeiro

A doação, concluída hoje (10), é equivalente a cerca de 808 mil reais e será utilizada na recuperação do acervo resgatado dos escombros

Governo alemão doa quase 190 mil euros ao Museu Nacional no Rio de Janeiro

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por: Matheus Simoni no dia 10 de dezembro de 2018 às 13:40

O governo da Alemanha doou 180.800 euros ao Museu Nacional, do Rio de Janeiro, que foi totalmente destruído por um incêndio ocorrido no dia 2 de novembro. A doação, concluída hoje (10), é equivalente a cerca de 808 mil reais e será utilizada na recuperação do acervo resgatado dos escombros. 

Cônsul-geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Klaus Zillikens afirmou que a doação representa apenas uma etapa inicial, já que o Museu Nacional continuará sendo assistido. Segundo ele, o governo alemão pretende disponibilizar um aporte de até 1 milhão de euros, que devem ser repassados conforme as demandas do museu. 

Para o Museu Nacional, a doação tem extrema relevância, porque será usada na compra de materiais específicos de recuperação, listados pelas equipes de busca. Artigos como computadores e lupas especiais serão adquiridos - uma delas, inclusive, vai ser usada em particular na reintegração de Luzia, o fóssil humano mais antigo do Brasil. “É um valor que entra para aquilo que a gente precisa. Nós estamos extremamente gratos pela sensibilidade do governo alemão”, reforçou o diretor do museu, Alexander Kellner.