Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Facebook é investigado por enviar dado falso a investigação de tráfico

Brasil

Facebook é investigado por enviar dado falso a investigação de tráfico

MPF também abriu um inquérito civil para apurar também o descumprimento de ordens judiciais por parte da rede social

Facebook é investigado por enviar dado falso a investigação de tráfico

Foto: Reprodução/Arquivo/Getty Images

Por: Marina Hortélio no dia 14 de dezembro de 2018 às 18:00

O Facebook virou alvo de uma investigação no Brasil sob a suspeita de ter enviado informações falsas para um apuração que o Ministério Público Federal (MPF) conduzia sobre um suspeito de tráfico internacional de drogas.

O MPF informou hoje (14) ter aberto um inquérito civil para apurar também o descumprimento de ordens judiciais. De acordo com a procuradoria, a relutância do Facebook dificulta a investigação que corre em segredo de justiça.

O MPF reclama que o Facebook tem dificultado o envio de informações que circularam pelo Messenger. A procuradoria cita ainda uma ordem da Justiça Federal, para a quebra de sigilo de dados de uma conversa mantida pelo aplicativo, que o Facebook se recusou a cumprir.

Em resposta ao pedido, a rede social informou que o perfil indicado não havia recebido nenhuma mensagem desde que fora criado. Entretanto, um celular apreendido nas investigações aponta para o contrário.

Ao ser confrontado, o Facebook admitiu a existência das mensagens, mas se negou a compartilhá-las sob a alegação de que o pedido deveria ser feito na sede da empresa nos Estados Unidos.

O MPF solicitou que o Facebook explique, dentro de 30 dias, como procede para atender requisições judiciais.