Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Tiroteios crescem 56% no Rio com intervenção federal

Brasil

Tiroteios crescem 56% no Rio com intervenção federal

Os números apontam ainda que houve uma redução de 5,5% nos números de homicídios dolosos em relação ao mesmo período do ano passado

Tiroteios crescem 56% no Rio com intervenção federal

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por: Marina Hortélio no dia 15 de dezembro de 2018 às 19:30

Desde que a intervenção federal no Rio de Janeiro foi iniciada, em fevereiro deste ano, o número de tiroteios cresceram 56% e o número de pessoas mortas pela polícia aumentou 40% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nos quase dez meses de ação federal, 161 pessoas foram atingidas por balas perdidas.

Os dados foram divulgados hoje (15) pelo Observatório da Intervenção, formado por especialistas em violência e segurança pública da Universidade Cândido Mendes. Ao longo da iniciativa, o observatório monitorou mensalmente 15 indicadores.

Os números apontam ainda que, entre fevereiro e dezembro deste ano, houve uma redução de 5,5% nos números de homicídios dolosos em relação ao mesmo período do ano passado e de 14,4% do roubo de carga. No período, também caiu em 15% o número de agentes de segurança feridos em operações.

Em contrapartida, dispararam o número de tiroteios, de 5.238 para 8.193, e de mortos pela polícia, que chegou a um total de 204 durante a intervenção. Nos quase dez meses da ação, 161 pessoas foram vítimas de bala perdida.

A intervenção completa dez meses amanhã e deve terminar no dia 31 de dezembro.