Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Itamaraty diz que Cuba e Venezuela foram convidados para a posse de Bolsonaro

Brasil

Itamaraty diz que Cuba e Venezuela foram convidados para a posse de Bolsonaro

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, convite chegou a ser enviado por recomendação da equipe do presidente eleito, mas foi retirado em um segundo momento

Itamaraty diz que Cuba e Venezuela foram convidados para a posse de Bolsonaro

Foto: Cancillería Ecuador / Wikimedia Commons

Por: Juliana Rodrigues no dia 17 de dezembro de 2018 às 14:00

O Ministério das Relações Exteriores informou, hoje (17), que convidou e desconvidou os chefes de Estado e de governo de Cuba e da Venezuela para a posse de Jair Bolsonaro, em 1º de janeiro. A recomendação, segundo a pasta, partiu da equipe do presidente eleito.

A manifestação do Itamaraty vem após o futuro chanceler, Ernesto Araújo, dizer no Twitter que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, não foi convidado para a posse. Pouco tempo após a declaração de Araújo, o ministro das Relações Exteriores venezuelano, Jorge Arreaza, informou que o presidente do país vizinho recebeu um convite para a solenidade.

De acordo com a GloboNews, o Itamaraty registrou que recebeu da equipe do presidente eleito “a recomendação de que todos os chefes de Estado e de governo dos países com os quais mantemos relações diplomáticas deveriam ser convidados” para a posse.

A decisão de retirar o convite a Cuba e Venezuela foi tomada em um segundo momento, também por "recomendação" do novo governo. A medida "exigiu uma nova comunicação a esses dois governos", segundo o Itamaraty.