Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Defesa de João de Deus vai pedir que prisão preventiva seja convertida em domiciliar

Brasil

Defesa de João de Deus vai pedir que prisão preventiva seja convertida em domiciliar

Advogados argumentam que é preciso levar em conta a idade avançada e o estado de saúde do médium

Defesa de João de Deus vai pedir que prisão preventiva seja convertida em domiciliar

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Juliana Rodrigues no dia 19 de dezembro de 2018 às 09:40

A defesa do médium João Teixeira de Faria, o João de Deus, preso desde domingo (16), recorrerá hoje (19) no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar reverter a prisão preventiva em prisão domiciliar com tornozeleira. O recurso ocorre após a negação, por parte da Justiça de Goiás, do habeas corpus impetrado pelos advogados.

De acordo com o advogado Alberto Toron, é preciso levar em conta a idade avançada e o estado de saúde do médium. A defesa também argumenta que deve ser considerado o fato de João de Deus ter se apresentado espontaneamente à polícia e prestado esclarecimentos.

O pedido de prisão preventiva foi decretado com base em 15 denúncias já formalizadas em Goiânia, todas por crimes sexuais. Desde a semana passada, a força-tarefa do Ministério Público de Goiás recebeu 506 relatos de abusos que teriam sido cometidos pelo médium.

Para o promotor Luciano Miranda, que integra a força-tarefa, o líder espiritual é suspeito da prática de pelo menos três crimes: estupro de vulnerável, estupro e violação sexual.

Ontem (18), policiais federais cumpriram mandados de busca e apreensão na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia (GO), onde João de Deus fazia os atendimentos espirituais. Os policiais deixaram o local com documentos. Eles também foram a uma residência, apontada como propriedade do médium, onde recolheram armas e dinheiro, segundo informações preliminares.