Brasil

Globo embarga publicação de livro sobre corrupção na Fifa

Autor informa o quanto a Globo pagou à Fifa pelos direitos de TV das Copas do Mundo de 2010 e 2014

[Globo embarga publicação de livro sobre corrupção na Fifa]
Foto : Reprodução

Por Kamille Martinho no dia 10 de Janeiro de 2019 ⋅ 14:40

O livro "Red Card: How the U.S Blew the Whistle on the World's Biggest Sports Scandal" ("Cartão Vermelho: Como os EUA Revelaram o maios Escândalo Esportivo Mundial"), que relata com detalhes o escândalo de corrupção da Fifa, revelado em 2015, teve exclusividade para a publicação no Brasil comprada pelo Globo. O lançamento era previsto para maio, antes da Copa do Mundo, mas nunca foi publicado. 

"É muito estranho, porque eles compraram, me pagaram, uma pessoa da Globo mostrou a meu agente o manuscrito em português, e era para ser publicado em maio, em junho, em julho, mas nunca publicaram", relata o jornalista Ken Bensinger, autor do livro, em entrevista à Folha.

A Globo é dona de direito de TV de torneios da Fifa, e é citada 4 vezes no livro. Em duas, o grupo aparece quando o empresário, J.Hawilla, é perfilado. Hawilla faleceu em 2018 e ele admitiu ter pago propina para dirigentes na compra de direitos de transmissão de torneios da Fifa e da CBF.

Em novembro de 2017, ele afirmou que a Globo e o grupo mexicano Televisa pagaram propina a um dirigente da Fifa durante negociação para compra de direitos de transmissão da Copa do Mundo.
 

Notícias relacionadas