Brasil

Datafolha: 41% dos brasileiros são contrários a qualquer tipo de aborto no país

Atualmente, a interrupção da gravidez pode ocorrem em caso de estupro, quando há risco à vida da mulher e quando o feto é anencéfalo

[Datafolha: 41% dos brasileiros são contrários a qualquer tipo de aborto no país]
Foto : Fernando Frazão/Agência Brasil

Por Marina Hortélio no dia 10 de Janeiro de 2019 ⋅ 19:00

Apesar de ser permitido por lei em casos de estupro, quando há risco à vida da mulher e quando o feto é anencéfalo, quatro em cada 10 brasileiros acreditam que o aborto deve ser proibido em qualquer situação, aponta pesquisa Datafolha.

De acordo com o levantamento, 46% da população brasileira afirma que as mulheres que engravidarem devido a um estupro devem receber ajuda financeira para ter o filho.

Para outros 34%, as regras sobre a interrupção da gravidez devem ser mantidas, já 16% dos entrevistados apontaram que o aborto deve ser permitido em mais situações do que as previstas na legislação atual. Entretanto, apenas 6% acreditam que o ato deve ser legalizado em qualquer cenário.

O Datafolha ouviu 2.077 pessoas com 16 anos ou mais em 130 cidades em 18 e 19 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95%.

Notícias relacionadas