Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Novo presidente da Funai é suspeito de conflito de interesses

Brasil

Novo presidente da Funai é suspeito de conflito de interesses

General teve a nomeação publicada em edição extra do Diário Oficial da União ontem (16)

Novo presidente da Funai é suspeito de conflito de interesses

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Kamille Martinho no dia 17 de janeiro de 2019 às 09:00

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, efetivou a nomeação do general da reserva Franklimberg Ribeiro de Freitas como presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai). A exoneração de Azelene Inácio do cargo de diretora de Proteção Territorial do órgão também foi efetivada.

O novo presidente da Funai é bancado pelo PSC, partido de Bolsonaro antes do ingresso no PSL e um dos próceres da bancada evangélica. Azelene foi indicada pela bancada ruralista, que não se movimentou tanto pela diretora diante do esvaziamento da Funai e da concentração do poder de demarcação nas mãos de um líder ruralista no Ministério da Agricultura.

Franklimberg presidiu a Funai entre maio de 2017 e abril de 2018, no governo do presidente Michel Temer. Sem cumprir quarentena, aceitou cargo de presidente do conselho consultivo para assuntos indígenas na mineradora Belo Sun.

O conflito de interesses levou a Comissão de Ética Pública da Presidência da República a determinar o cumprimento de quarentena e a abrir um processo para apurar eventual infração ética de Franklimberg. O processo está em curso e em diligência.

Mesmo com a existência do procedimento na Comissão de Ética, Onyx e Damares decidiram bancar a nomeação de Franklimberg. O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União ontem (16).