Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Brasil

ONG internacional diz que Brasil enfrenta epidemia de violência doméstica

De acordo com o relatório da Human Rights Watch, país também enfrenta o problema da superlotação carcerária

ONG internacional diz que Brasil enfrenta epidemia de violência doméstica

Foto: Pexels

Por: Kamille Martinho no dia 17 de janeiro de 2019 às 12:30

A ONG Human Rights Watch divulgou hoje (17) os resultados de um relatório anual sobre problemas no respeito aos direitos humanos em 90 países. De acordo com o estudo, o Brasil enfrenta uma epidemia de violência doméstica e uma superlotação do sistema carcerário.

O relatório destaca o problema da violência generalizada contra as mulheres no Brasil e indica que a polícia não investiga devidamente milhares de casos de agressões. No fim de 2017, mais de 1,2 milhão de casos estavam pendentes nos tribunais.

O relatório cita dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que indicam 4.539 mortes de mulheres em 2017, sendo que a polícia registrou 1.133 como feminicídios (casos em que a morte da mulher foi motivada pela condição de gênero). 

Em relação ao sistema carcerário, a Human Rights Watch destacou que, em junho de 2016, mais de 726 mil pessoas estavam presas no Brasil, entretanto, o sistema carcerário só tinha capacidade para abrigar a metade deles. No fim de 2018, o número de presos era estimado em mais de 841 mil.

Na avaliação da ONG, essas falhas no sistema carcerário aliadas à deficiência no número de agentes penitenciários tornam impossível que o estado brasileiro mantenha controle sobre as prisões.