Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Brasil

MEC apoiará uso do Exército para administrar escolas municipais, diz ministro

"As pessoas, as crianças gostam disso, se sentem confortáveis”, afirma Ricardo Vélez Rodríguez

MEC apoiará uso do Exército para administrar escolas municipais, diz ministro

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por: Kamille Martinho no dia 18 de janeiro de 2019 às 17:40

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, afirmou ontem (17) que a sua pasta apoiará prefeituras interessadas em militarizar a administração de escolas municipais, que ficariam a cargo de PMs ou do Exército.

Em entrevista à Folha, Vélez disse que a experiência tem sido bem-sucedida em Goiás, onde cerca de 50 escolas estaduais são administradas pela Polícia Militar, que implantou uma disciplina semelhante à de quartéis e uniformes militares.

"As pessoas, as crianças gostam disso, se sentem confortáveis”, afirma o ministro. "Na medida em que as escolas municipais pedirem auxílio, as polícias ou as Forças Armadas da respectiva localidade respondem, e o Ministério dá apoio”, conclui.

Vélez ainda afirma que, em regiões mais pobres, esse modelo pode ser implantado por meio do Exército, já que "não têm capacidade de deslocar a polícia". 

Questionado se o assunto já havia sido discutido com o presidente Jair Bolsonaro, o ministro respondeu: “Menos Brasília, mais Brasil. Atender o cidadão do estado e do município. Na medida em que houver pedido, a gente atende.”