Brasil

Inglês indiciado por veleiro com 1t de cocaína em Cabo Verde é extraditado

Embarcação foi apreendida em 2017, o que levou a prisão de três brasileiros - dois deles baianos

[Inglês indiciado por veleiro com 1t de cocaína em Cabo Verde é extraditado ]
Foto : Reprodução

Por Juliana Almirante no dia 15 de Abril de 2019 ⋅ 11:20

Indiciado pelo caso do veleiro preso com uma tonelada de cocaína em um veleiro em Cabo Verde, o inglês Robert James Delbos foi extraditado da Espanha para o Brasil na última quinta-feira (11).

A embarcação foi apreendida em 2017, o que levou a prisão de três brasileiros - dois deles baianos. Eles alegavam que não sabiam da existência da droga e acabaram soltos em fevereiro deste ano. O trio vai responder ao processo em liberdade. 

A extradição foi feita com base no tratado de extradição firmado entre Brasil e Espanha.  Delbos era procurado pelo Juízo da 2ª Vara Federal Criminal de Salvador pela suposta prática do crime de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico.

As investigações concluíram que o inglês chegou ao Brasil como tripulante da embarcação e foi apontado como o responsável por pagar a reforma feita para acondicionar a droga no veleiro. 

Também para fins de extradição, o governo brasileiro entregou ao governo da Espanha, por sua vez, o espanhol Antonio Planells Torres. Ele também era procurado pela Justiça espanhola pelo crime de tráfico de drogas.

Notícias relacionadas

[‘Mordaça', diz Marco Aurélio sobre censura]
Brasil

‘Mordaça', diz Marco Aurélio sobre censura

Por Kamille Martinho no dia 18 de Abril de 2019 ⋅ 17:40 em Brasil

"Não se trata de censura. A Constituição fala em censura prévia e é clara quanto ao abuso no conteúdo divulgado", argumentou