Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 22 de março de 2024

Brasil

Fronteira entre Brasil e Venezuela completa dois meses fechada

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, determinou que militares restringissem o fluxo de pedestres e veículos entre os dois países no dia 21 de fevereiro

Fronteira entre Brasil e Venezuela completa dois meses fechada

Foto: Reprodução/Tv Globo

Por: Kamille Martinho no dia 20 de abril de 2019 às 15:30

O fechamento da fronteira do Brasil com a Venezuela completa dois meses neste domingo (21). Oficialmente, o tráfego de pessoas e veículos continua restrito. Venezuelanos têm se aventurado por rotas alternativas para transitar entre os dois países. Impactos econômicos e políticos são sentidos dos dois lados da fronteira terrestre.

“A fronteira continua fechada e isso tem alguns aspectos negativos para os dois lados. Com as restrições para locomoção, as pessoas têm buscado caminhos alternativos. Uma destas rotas, que já era usada antes, mas por bem pouca gente, é fechada do lado brasileiro todos os dias, às 18 horas, para facilitar o controle, pelos militares brasileiros, de eventuais atividades ilícitas”, contou o secretário de Educação de Pacaraima (RR), município brasileiro fronteiriço, Abraão Oliveira da Silva,  à Agência Brasil.

Foi após o governo brasileiro oferecer a doação de alimentos e remédios que o governo venezuelano decidiu fechar as fronteiras, não permitindo a distribuição dos donativos levados até os limites do território brasileiro a bordo de caminhões que deveriam cruzar a fronteira.