Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Para OAB, morte de entregador do Rappi aponta 'desmonte das relações de trabalho'

Brasil

Para OAB, morte de entregador do Rappi aponta 'desmonte das relações de trabalho'

Thiago de Jesus Dias morreu quando realizava uma entrega na capital paulista e teve atendimento negado

Para OAB, morte de entregador do Rappi aponta 'desmonte das relações de trabalho'

Foto: Reprodução

Por: Juliana Almirante no dia 14 de julho de 2019 às 11:20

A Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP) classificou a morte do entregador do Rappi, Thiago de Jesus Dias, como resultado “do desmonte de políticas públicas somada, concomitantemente, à ampla fragilização das relações de trabalho no Brasil”.

De acordo com a Folha, O entregador morreu depois passar mal e não ter recebido atendimento do próprio aplicativo, assim como dos serviços públicos, a exemplo da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Thiago entregava de moto um vinho para um grupo de quatro amigos em Perdizes (zona oeste da capital paulista), na noite do dia 6 deste mês, quando acabou agonizando na calçada por mais de 1h30 à espera de auxílio médico.

O entregador chegou a ter uma corrida negada por um motorista da Uber, que não quis transportá-lo até um hospital porque o entregador "sujaria seu carro" com urina.

Quando avisado sobre o estado de saúde de Thiago, o Rappi preocupou-se apenas com as próximas entregas, que deveriam ser canceladas, como lembrou a advogada Ana Luísa Ferreira Pinto, uma das clientes do aplicativo que prestou socorro ao entregador.

“Entramos em contato com a Rappi que, sem qualquer sensibilidade, nos pediu para que déssemos baixa no pedido para que eles conseguissem avisar os próximos clientes que não receberiam seus produtos no horário previsto”, disse a advogada.

Thiago só conseguiu sair da calçada quando um amigo chegou de carro e o levou às pressas para o Hospital das Clínicas, administrado pela USP.

Diagnosticado com Acidente Vascular Cerebral (AVC), o quadro de saúde dele piorou e ele morreu na manhã da última segunda (8). 

Depois do ocorrido, o Rappi lamentou a morte de Thiago de Jesus Dias e informou que busca melhorias em seus procedimentos.

"A empresa está desenvolvendo um botão de emergência, que estará disponível dentro do aplicativo dos entregadores, por meio do qual os mesmos poderão optar por acionar diretamente o suporte telefônico da Rappi ou as autoridades competentes", disse a empresa.