Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Domingo, 07 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Após questionamento de Bolsonaro, Inpe reafirma confiança em dados sobre desmatamento

Brasil

Após questionamento de Bolsonaro, Inpe reafirma confiança em dados sobre desmatamento

Presidente chegou a defender, ontem, que pessoas responsáveis pelas informações consideradas por ele como exageradas sejam até demitidas

Após questionamento de Bolsonaro, Inpe reafirma confiança em dados sobre desmatamento

Foto: Reprodução

Por: Juliana Rodrigues no dia 02 de agosto de 2019 às 08:40

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu uma nota, ontem (1º), manifestando confiança nos dados sobre o desmatamento no País e afirmando que o trabalho do órgão é embasado em "excelência, transparência e honestidade científica".

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, questionaram dados identificados no sistema Deter e divulgados pelo instituto. Para o presidente, as informações foram divulgadas para prejudicar o governo e a imagem do País no exterior. Salles apresentou números apontando uma possível distorção da estatística, já que parte do desmatamento identificado pelo Deter em junho deste ano não ocorreu naquele mês, mas em períodos anteriores.

"O Inpe reafirma sua confiança na qualidade dos dados produzidos pelo Deter. Os alertas são produzidos seguindo metodologia amplamente divulgada e consistentemente aplicada desde 2004. É amplamente sabido que ela contribuiu para a redução do desmatamento na região amazônica, quando utilizada em conjunto com ações de fiscalização", diz a nota.

O comunicado também afirma que o trabalho do Inpe "sempre foi norteado pelos princípios de excelência, transparência e honestidade científica."

O presidente Bolsonaro chegou a defender que pessoas responsáveis pelas informações consideradas por ele como exageradas e irresponsáveis sejam até demitidas.