Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 17 de março de 2024

Brasil

Pela primeira vez, oferta de vagas nos cursos de graduação a distância é maior que presencial

Para o ministro da Educação, Abraham Weintraub, o fato é uma “tendência nacional e mundial”

Pela primeira vez, oferta de vagas nos cursos de graduação a distância é maior que presencial

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Por: Kamille Martinho no dia 19 de setembro de 2019 às 15:20

O Censo da Educação Superior divulgado hoje (19) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC) mostra que, pela primeira vez, a oferta de vagas nos cursos de graduação na modalidade educação a distância (EaD) é maior que a do ensino presencial.

Segundo os dados, o número de cursos EaD cresceu 50% em um ano, passando de 2.108 em 2017 para 3.177 em 2018. Em contrapartida, os cursos presenciais tiveram mais alunos novos matriculados em 2018. Houve 2 milhões de matrículas na modalidade presencial e 1,3 milhão em cursos EaD.

O Inep destaca que o número de ingressos nos cursos de graduação a distância tem crescido significativamente nos últimos anos, dobrando sua participação no total de novos alunos, de 20% em 2008 para 40% em 2018. Ainda segundo o instituto, nos últimos cinco anos os ingressos nos cursos presenciais diminuíram 13%.

Para o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a maior oferta de vagas no ensino a distância em relação ao presencial é uma “tendência nacional e mundial”. “Isso só tende a se consolidar”, afirmou.