Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

'Queimada tem todo ano, até por uma questão de tradição', diz Bolsonaro

Brasil

'Queimada tem todo ano, até por uma questão de tradição', diz Bolsonaro

Presidente ainda culpou "o caboclo e o índio" de colocar fogo na mata para plantar

'Queimada tem todo ano, até por uma questão de tradição', diz Bolsonaro

Foto: Reprodução/ Facebook

Por: Juliana Almirante no dia 20 de setembro de 2019 às 12:40

O presidente Jair Bolsonaro declarou, em transmissão do Facebook na noite de ontem (19), que é atacado "de forma virulenta" por alguns países que o apontam como o responsável pela destruição da Amazônia. Em resposta aos ataques, ele disse que queimada "tem todo ano, infelizmente", "até por uma questão de tradição".

"Nós sabemos que queimada tem todo ano, infelizmente, quer que faça o que? Tem. Até por uma questão de tradição", afirmou.

Bolsonaro ainda culpou "o caboclo e o índio" de colocar fogo na mata para plantar. "Tem aqueles que fazem de forma criminosa também", completou.

O presidente afirmou ainda que alguns países da Europa criticam o governo brasileiro "duramente" e disse estar "na cara" que será cobrado sobre o assunto durante a Assembleia Geral da ONU na próxima semana, nos Estados Unidos. 

"Porque que alguns países da Europa batem na gente duramente? Porque eles queriam que eu voltasse desses grandes eventos, voltasse pra cá e demarcasse mais duas dúzias de reservas indígenas, mais 30 ou 40 quilombolas", disse Bolsonaro.

Ele também acusou países europeus de estarem comprando a floresta por meio de repasses do Fundo Amazônia e afirmou que as queimadas acabariam caso demarcasse mais territórios indígenas. 

"O índio quer é ter uma vida semelhante à nossa. E os países querem mantê-los de forma primitiva, como se fossem pré históricos", disse.